Conhecendo os órgãos dos sentido
Autoras: Ana Leila,Suzete e Vanusa
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar os sentidos por intermédio de vivências e experiências;
- Sistematizar os conteúdos;
- Sociabilização;
- Ludicidade;
Duração das atividades
Duas semanas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha percepção de seu corpo e da diferenciação de suas partes.
Fazer um levantamento prévio sobre a historia de Chapeuzinho Vermelho (filme),para saber quem conhece os personagens;
Em seguida as crianças irão assistir ao filme (Chapeuzinho Vermelho).
Estratégia e recursos da aula
Para essa aula providencie tintas guache brancas, azuis, vermelhas e pretas, folha sulfite, pincéis, 2 pedaços de barbante para cada criança de aproximadamente 30 cm. Para trabalhar o órgão paladar providencie alimentos (doce, salgado, amargo e azedo). Para trabalhar o órgão olfato coloque cada componente (vinagre, pó de café, azeite, perfume, fruta e água) em um copo devidamente etiquetado.
1ª Atividade – Vivências experiências com os sentidos – Parte 1- 60 minutos
Professor comece essa atividade instigando as crianças para falarem sobre os órgãos dos sentidos e suas funções. Comente que são formas de sentir o que acontece ao nosso redor.
Depois explique que cada criança vivenciará experiências com os órgãos dos sentidos, poderá propor também que nesses dias, as aulas se chamarão, por exemplo: “aulas das sensações”.
Para trabalhar o órgão do tato, você poderá trazer para aula um saco com objetos diversificados para as crianças tentarem descobrir, passe o saco e peça para que os alunos descubram algum objeto sem vê-lo, somente usando o tato. Converse com a turma na rodinha sobre os objetos descobertos pelo tato. Troque idéias com as crianças sobre o que a turma fez para descobrir o que havia dentro do saco. Investigue se foi pela forma, textura, tamanho, espessura (grossura) ou consistência (qualidade de maciez ou de dureza). Ao finalizar a atividade poderá fazer um registro da situação vivenciada na rodinha. As crianças poderão escrever qual objeto adivinhou,como descobriu e sua opinião sobre a atividade.
Para trabalhar o órgão da visão, a turma poderá estar em grupo de quatro crianças. Distribua para cada grupo barbantes, folhas sulfite e tintas. Explique que a atividade consiste em formar novas cores. Para que isso ocorra devem misturar tintas de cores diferentes. Peça para as crianças anotarem às combinações que fizerem e as novas cores que criaram, por exemplo, amarelo com azul vira verde. Pinte cada barbante de uma cor e deixe-os secar. Professor com os barbantes coloridos, peça que os alunos criem formas, construindo paisagem sobre a folha de papel. Usem as tintas que sobraram para dar cor à paisagem construída. Ao finalizar a atividade faça um mural expondo os trabalhos feitos.
Para trabalhar o órgão do paladar, sugerimos vendar os olhos das crianças para que possam experimentar alimentos com diferentes sabores. Você deve chamar uma criança de cada vez e vendar seus olhos. Para que não fique muito cansativo, ofereça apenas dois tipos de sabores para cada criança e anote em uma ficha se ela conseguiu descobrir o sabor. Professor você poderá preparar uma tabela com as seguintes informações:
Nome da criança: ____________________________________________________
ALIMENTOS | DOCE | SALGADO | AZEDO | AMARGO |
2ª Atividade – Vivências experiências com os sentidos – Parte 2- 60 minutos
Para trabalhar o órgão da audição, informe que a atividade terá dois momentos. O primeiro será realizado dentro da sala de aula, assim, proponha o seguinte: Aí mesmo onde você está, feche os olhos e faça silêncio. O que você consegue escutar? Professor leve as crianças para fora da sala de aula ou da escola, peça para fecharem os olhos e fazerem silêncio, depois pergunte o que vocês conseguiram ouvir? Em seguida, volte para a sala e registre a atividade. Prepare uma tabela para registrar os sons.
Por exemplo:
_ Registre os sons que você percebeu:
NA SALA | FORA DA SALA |
Pergunte: Onde há mais tipos de sons: na classe ou fora dela? Por quê? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________
Depois dessa atividade peça para as crianças criarem sons usando o próprio corpo. Exemplos: assobiando, cantando, batendo palmas, dando beijinhos no ar, dentre outros.
Para trabalhar o órgão do olfato, você poderá organizar a turma em duplas. Convide a primeira dupla para realizar este experimento. Decidam quem vai ser o provador dos cheiros. Então a criança que vai testar os cheiros fica de olhos vendados. A outra criança pega os copos etiquetados (vinagre, pó de café, azeite, perfume, fruta e água ) um de cada vez seguindo a ordem das etiquetas e oferece para a outra cheirar. Professor você pode perguntar e preencher a ficha de cada criança enquanto a dupla realiza a experiência.
Nome da criança: ___________________________________________________
COPO | TEM CHEIRO? | O QUE A CRIANÇA ACHA QUE É? | O QUE É ? | ELA ACERTOU? |
1 | ||||
2 | ||||
3 | ||||
4 | ||||
5 | ||||
6 |
3ª Atividade – Confeccionando o álbum dos sentidos - 60 minutos
Para confeccionar o álbum dos sentidos, você utilizará folha sulfite, revista, cola e tesoura. Reúna a turma em grupos de cinco crianças e comece a atividade: -Primeiro as crianças irão dobrar a folha ao meio para construir a capa do álbum. Em seguida vão procurar nas revistas os órgãos que representam cada sentido. Visão/olho, Olfato, Audição/orelha, Paladar, Tato/pele.
Após o término dos recortes, cada criança registrará em seu álbum suas vivências relacionadas a cada órgão estipulado na aula anterior, dessa maneira ficará arquivado o que a criança experimentou em sala de aula.
Recursos Complementares
*DVD
*CD
*Apitos com sons
*Alimentos
*Aromas
*Barbante,cola,tesoura,papel,tinta,papel madeira, TNT,EVA e revistas.
*Potes e objetos diversificados
http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/ciencias/nivel_avancado/sentidos/
Avaliação
Professor a avaliação deverá ser contínua e proponha situações que contemplem a faixa etária e a fase de desenvolvimento de seus alunos, observe se eles conseguiram representar de forma clara suas respostas, assim poderá retomar ou avançar com seus objetivos.