sábado, 21 de agosto de 2010

Conhecendo os órgãos dos sentido

Autoras: Ana Leila,Suzete e Vanusa

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os sentidos por intermédio de vivências e experiências;
  • Sistematizar os conteúdos;
  • Sociabilização;
  • Ludicidade;
Duração das atividades

Duas semanas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa aula é necessário que o aluno tenha percepção de seu corpo e da diferenciação de suas partes.

Fazer um levantamento prévio sobre a historia de Chapeuzinho Vermelho (filme),para saber quem conhece os personagens;

Em seguida as crianças irão assistir ao filme (Chapeuzinho Vermelho).

Estratégia e recursos da aula

Para essa aula providencie tintas guache brancas, azuis, vermelhas e pretas, folha sulfite, pincéis, 2 pedaços de barbante para cada criança de aproximadamente 30 cm. Para trabalhar o órgão paladar providencie alimentos (doce, salgado, amargo e azedo). Para trabalhar o órgão olfato coloque cada componente (vinagre, pó de café, azeite, perfume, fruta e água) em um copo devidamente etiquetado.

1ª Atividade – Vivências experiências com os sentidos – Parte 1- 60 minutos

Professor comece essa atividade instigando as crianças para falarem sobre os órgãos dos sentidos e suas funções. Comente que são formas de sentir o que acontece ao nosso redor.

Depois explique que cada criança vivenciará experiências com os órgãos dos sentidos, poderá propor também que nesses dias, as aulas se chamarão, por exemplo: “aulas das sensações”.

Para trabalhar o órgão do tato, você poderá trazer para aula um saco com objetos diversificados para as crianças tentarem descobrir, passe o saco e peça para que os alunos descubram algum objeto sem vê-lo, somente usando o tato. Converse com a turma na rodinha sobre os objetos descobertos pelo tato. Troque idéias com as crianças sobre o que a turma fez para descobrir o que havia dentro do saco. Investigue se foi pela forma, textura, tamanho, espessura (grossura) ou consistência (qualidade de maciez ou de dureza). Ao finalizar a atividade poderá fazer um registro da situação vivenciada na rodinha. As crianças poderão escrever qual objeto adivinhou,como descobriu e sua opinião sobre a atividade.

Para trabalhar o órgão da visão, a turma poderá estar em grupo de quatro crianças. Distribua para cada grupo barbantes, folhas sulfite e tintas. Explique que a atividade consiste em formar novas cores. Para que isso ocorra devem misturar tintas de cores diferentes. Peça para as crianças anotarem às combinações que fizerem e as novas cores que criaram, por exemplo, amarelo com azul vira verde. Pinte cada barbante de uma cor e deixe-os secar. Professor com os barbantes coloridos, peça que os alunos criem formas, construindo paisagem sobre a folha de papel. Usem as tintas que sobraram para dar cor à paisagem construída. Ao finalizar a atividade faça um mural expondo os trabalhos feitos.

Para trabalhar o órgão do paladar, sugerimos vendar os olhos das crianças para que possam experimentar alimentos com diferentes sabores. Você deve chamar uma criança de cada vez e vendar seus olhos. Para que não fique muito cansativo, ofereça apenas dois tipos de sabores para cada criança e anote em uma ficha se ela conseguiu descobrir o sabor. Professor você poderá preparar uma tabela com as seguintes informações:

Nome da criança: ____________________________________________________

ALIMENTOS

DOCE

SALGADO

AZEDO

AMARGO

2ª Atividade – Vivências experiências com os sentidos – Parte 2- 60 minutos

Para trabalhar o órgão da audição, informe que a atividade terá dois momentos. O primeiro será realizado dentro da sala de aula, assim, proponha o seguinte: Aí mesmo onde você está, feche os olhos e faça silêncio. O que você consegue escutar? Professor leve as crianças para fora da sala de aula ou da escola, peça para fecharem os olhos e fazerem silêncio, depois pergunte o que vocês conseguiram ouvir? Em seguida, volte para a sala e registre a atividade. Prepare uma tabela para registrar os sons.

Por exemplo:

_ Registre os sons que você percebeu:

NA SALA

FORA DA SALA

Pergunte: Onde há mais tipos de sons: na classe ou fora dela? Por quê? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________

Depois dessa atividade peça para as crianças criarem sons usando o próprio corpo. Exemplos: assobiando, cantando, batendo palmas, dando beijinhos no ar, dentre outros.

Para trabalhar o órgão do olfato, você poderá organizar a turma em duplas. Convide a primeira dupla para realizar este experimento. Decidam quem vai ser o provador dos cheiros. Então a criança que vai testar os cheiros fica de olhos vendados. A outra criança pega os copos etiquetados (vinagre, pó de café, azeite, perfume, fruta e água ) um de cada vez seguindo a ordem das etiquetas e oferece para a outra cheirar. Professor você pode perguntar e preencher a ficha de cada criança enquanto a dupla realiza a experiência.

Nome da criança: ___________________________________________________

COPO

TEM CHEIRO?

O QUE A CRIANÇA ACHA QUE É?

O QUE É ?

ELA ACERTOU?

1

2

3

4

5

6

3ª Atividade – Confeccionando o álbum dos sentidos - 60 minutos

Para confeccionar o álbum dos sentidos, você utilizará folha sulfite, revista, cola e tesoura. Reúna a turma em grupos de cinco crianças e comece a atividade: -Primeiro as crianças irão dobrar a folha ao meio para construir a capa do álbum. Em seguida vão procurar nas revistas os órgãos que representam cada sentido. Visão/olho, Olfato, Audição/orelha, Paladar, Tato/pele.

Após o término dos recortes, cada criança registrará em seu álbum suas vivências relacionadas a cada órgão estipulado na aula anterior, dessa maneira ficará arquivado o que a criança experimentou em sala de aula.

Recursos Complementares

*DVD

*CD

*Apitos com sons

*Alimentos

*Aromas

*Barbante,cola,tesoura,papel,tinta,papel madeira, TNT,EVA e revistas.

*Potes e objetos diversificados

http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/ciencias/nivel_avancado/sentidos/

Avaliação

Professor a avaliação deverá ser contínua e proponha situações que contemplem a faixa etária e a fase de desenvolvimento de seus alunos, observe se eles conseguiram representar de forma clara suas respostas, assim poderá retomar ou avançar com seus objetivos.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

poemas

Ao desenvolver atividade percebi que utilizando os materiais concretos o desenvolvimento dos alunos foi satisfatório,porém ao utilizar os recursos tecnologicos se tornou mais proveitosa e estimuladora,desenvolvendo interesse dos alunos em aprender as atividades desenvolvidas sobre os órgãos do sentido.

poemas